A partir desta quarta-feira (27/5) ficará mais rápido e fácil solicitar serviços na área de licenciamento urbano, como alvarás de demolição, reforma simplificada, segundas vias de alvará de construção e de certificado de vistoria de conclusão de obras (CVCO). São 25 serviços prestados pelo Departamento de Controle de Edificações da Secretaria Municipal do Urbanismo que foram automatizados e estão disponíveis pela internet.
A medida que reduz a burocracia, falhas e garante mais agilidade e simplificação nos processos é a primeira etapa concluída no processo de readequação tecnológica da pasta.
A modernização dos serviços consta no plano de governo do prefeito Rafael Greca e terá em breve a inclusão de novos serviços de outros departamentos da Secretaria Municipal do Urbanismo.
Atendimento mais ágil
A partir de agora, os processos eletrônicos não terão documentos impressos. Serão solicitados diretamente pelo cidadão no guia de serviços disponível no site da Prefeitura de Curitiba.
Grande parte dos deslocamentos do cidadão até os balcões de atendimento em busca dos serviços vão deixar de acontecer, tornando mais ágil o processo de licenciamento.
No ano passado, por exemplo, foram expedidos 2.500 documentos referentes a estes serviços, o que representa 30% dos documentos expedidos pelo Departamento de Controle de Edificações.
Escritório de Processos
A transformação para o novo sistema foi desenvolvida pela equipe de servidores do Departamento de Controle de Edificações e acontece com o apoio do Escritório de Processos, comitê coordenado pelo Imap e encarregado do desenvolvimento de iniciativas que possam resultar em processos menos burocráticos.
Por meio do Escritório de Processos serão automatizados processos em diferentes áreas da administração municipal. A expectativa é chegar a 35 processos em diferentes áreas até o fim de 2020.
Luciane Schafauzer de Pauli, diretora do Departamento de Controle de Edificações, destaca que a gestão dos processos ficará melhor com a automatização dos serviços, reduzindo o atendimento presencial uma vez que o requerente poderá solicitar os serviços on-line.
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